Notícias
Fique por dentro das novidades
Produtos
Conheça nossos produtos
Mais Produtos
18/08/2017
A arte da sublimação em tecidos
A arte da sublimação em tecidos

Imagino que assim como eu, você tem dúvidas sobre o que é o processo de sublimação ou transfer sublimático. Para resgatar o essencial nessa história, vamos embarcar numa fantástica viagem ao continente europeu, mais precisamente em 1957 em direção a capital mundial da moda, Paris.

História da Sublimação

A sublimação foi descoberta por Nöel de Plasse quando trabalhava numa empresa francesa do ramo têxtil, chamada Lainère de Roubaix, criadora da revista Mon Tricot . Ele percebeu que alguns corantes têxteis poderiam passar diretamente do estado sólido para gasoso em temperaturas acima de 190ºC.

Como trabalhava num processo de impressão (ou tingimento), pode observar esta transformação e deu o nome de sublimação. O processo de sublimação então se tornou a base para as impressões por transferência, também conhecida como impressão à seco.

Sublimacão

A tecnologia da sublimação popularizou-se no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, quando o primeiro sistema computadorizado de sublimação foi desenvolvido por Wes Hoekstra como uma aplicação de seu sistema de processamento de imagem, enquanto trabalhava no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia (EUA).

Por várias referências, Wes figura como o "pai" da indústria da sublimação digital, e seu trabalho ­guiou o desenvolvimento do processo de sublimação eletrostática no início da década de 1980.

Com a introdução das impressoras jato de tinta coloridas nos anos 1990, tintas sublimáticas foram formuladas para trabalhar com vá­rios modelos de impressoras de escritório, tornando possível para qualquer pessoa ­criar trans­fe­rên­cias por sublimação sem a necessidade de investir em equipamentos caros.

Usando uma impressora relativamente barata e com poucas adaptações, um computador e uma prensa térmica, qualquer pessoa pode produzir impressões coloridas rapidamente.

Como resultado final estamos vendo uma rápida conversão de processos de impressão analógicos para digitais e de um mundo de produção em massa para 
customização e personalização.
E nos dias atuais com funciona a sublimação?

Com a evolução da tecnologia na indústria têxtil que permitiu a criação de novos tecidos sintéticos muito similares aos tecidos naturais e agregando vantagens como resistência, flexibilidade, rápida secagem, além de não amassar e não desbotar facilmente, é possível estampar com grande nitidez e fidelidade no padrão de cores das estampas, além de otimizar o processo produtivo.

Com essas vantagens, o processo de sublimação digital abre grandes oportunidades e amplia o mercado de atuação que iniciou com as industrias têxteis, hoje temos aplicação em indústria de brinquedos, mochilas, sacolas, material promocional, uniformes esportivos e até na indústria de blindagem de carros.

Na busca por crescimento e melhores resultados, fatores inerentes ao ambiente de negócios entrecruzam com o desejo humano de interação e trocas, sejam elas de um conceito, de uma ideia, um serviço, uma postura, um produto ou uma expectativa, o que faz do processo de inovação uma forma de transformar e nos reinventar cotidianamente.

Neste desenvolvimento surgem as oportunidades de aplicação da sublimação nas mais diversas áreas, tornando-se assim o ponto que encanta os apaixonados por essa técnica, um campo de possibilidades para desbravar.

Texto: Gráfica do Dharma http://www.graficadodharma.com.br/voce-conhece-a-historia-da-sublimacao/

 

Mais Notícias
18/08/2017 - Transfers Térmicos

Veja todas
Cinco Estrelas
5 Estrelas Papéis e Embalagens
Rua Frederico Voght, 1213, Barro Preto - Rio Negrinho - SC - 89.295-000
Telefone: +55 47 3646-2758 - E-mail: comercial@5estrelas.ind.br