A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) apresentou as expectativas para 2020 no setor. Segundo a associação, espera-se um crescimento de 3% em vendas. Somente em janeiro a atividade na indústria brasileira começou mais aquecida do que no mesmo mês dos últimos quatro anos.
Para as exportações a previsão de crescimento é de 2,5% e para as importações 4,1% em 2020, ante 2% em 2019. Estima-se ainda que possam surgir cerca de 6.000 novos postos de emprego, pois conforme afirma uma pesquisa realizada pelo Portal da Industria com pequenas, médias e grandes empresas, as expectativas visam o aumento da demanda, das exportações, da compra de matérias-primas e do número de empregados nos próximos seis meses.
Segundo o presidente da ABIT, Fernando Pimentel, a área da confecção irá mudar por conta da tecnologia que está sendo aplicada no setor atualmente, a qual é considerada como um aliado à projeção positiva de 2020. Tendo em vista que a tecnologia hoje é considerada como uma das principais ferramentas junto as industrias e ao mundo corporativo.
Ainda segundo Pimentel, na área têxtil, apesar da cultura do algodão ser a maior matéria-prima transformada no Brasil, quando mixamos as fibras artificiais e sintéticas, elas já ultrapassam as fibras naturais. Alguns exemplos da atualidade, que foram criados devido à aplicação tecnológica é o jeans sustentável e o couro biofabricado, este que devido a junção da biologia com a tecnologia, recriam uma matéria através do colágeno e desenvolvem elementos essenciais como células e proteínas naturais. Assim, produzindo o couro e modificando para diferentes finalidades e bases de qualidade.
Sendo assim, diante destes fatos é visível que mudanças na área têxtil e de confecção estão ocorrendo devido aos avanços tecnológicos e da indústria 4.0. As empresas devem buscar inovação, novas tecnologias para oferecer produtos com qualidade, criar valor e estratégias de mercado.
Fonte:
https://www.abit.org.br/noticias/atividade-da-industria-em-janeiro-foi-melhor-do-que-em-anos-anteriores
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2019/12/18/abit-prev-alta-de-23-pontos-percentuais-na-produo-txtil-em-2020.ghtml
https://www.organizatextil.com.br/2019/12/02/tendencias-tecnologicas-para-2020/